Os detectores de radiação nunca mais serão os mesmos. Um pesquisador japonês, que atende pelo nome de Hidehito Nakamura, teve uma ideia brilhante, ao identificar na garrafa pet, elementos capazes de transformá-la num barato detector de radiação. Uma bela contribuição para o bolso e (por que não?!) visão de negócio.
Os franceses são grandes exportadores de detector de radiação, porém o preço que se paga é bastante superior (90% mais caro), considerando a descoberta de Hidehito Nakamura.
Nosso amigo e pesquisador japonês, atribuiu o nome de Scintirex ao material produzido. Trata-se de uma camada de resina de plástico que fica com aspecto fluorescente quando exposto à radiação.
A descoberta chama a atenção quando se analisa a importância exponencial que é atribuída à reciclagem da garrafa pet. Se antes já era muito importante reciclar, agora, ficou mais ainda.
Parabéns ao pesquisador, que é professor assistente da Universidade de Kyoto. Lembrando que a questão da radiação é uma problemática na terra do sol nascente, desde 11 de Março, quando a usina nuclear Fukushima Daiichi foi destruída em decorrência do terremoto e do tsunami, que arrasaram o Japão.