Empreendendo aos 20 e poucos anos

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: quarta-feira, 11 de maio de 2011
O mundo pulsa a uma velocidade muito rápida. E sabem o que jovens empreendedores fazem nesse tempo? Não perdem tempo. Eles buscam colocar em prática tudo o que acreditam e gostam de fazer. Jovens empreendedores querem, acreditam e são muito positivos, pois não acreditam que suas vidas profissionais se estiquem em escritórios em que tenham que trabalhar das 9 às 18 horas.

Vivenciar experiências fora do país, estudar o mercado, olhar para quem já tem um caminho trilhado, como empreendedores de sucesso (poderíamos passar a matéria inteira nos debruçando sobre os vários nomes que temos como exemplo) e ouvir bastante, são formas interessantes de se investir no seu "eu empreendedor", antes, até, de empreender.


                        Og Mandino, escritor de "O maior vendedor do mundo"


Um dos pontos negativos apontados na nova safra de empreendedores é iniciar sem absorver algumas experiências. Mas aqui, ousamos defender um ensinamento valioso do livro "O maior vendedor do mundo" (sinopse e opiniões) de Og Mandino, que inclina-se aos princípios, dizendo que são muito mais importantes que a experiência, pois esta última, devora os anos dos homens e, com o tempo, a sua aplicação poderá ser antiquada e inaplicável. Ou seja, Og defende a ideia de que princípios são atemporais. Jovens empreendedores correm, lembra-se? Pois então, usar experiências passadas pode não ser tão bom negócio, indo pela linha de Og Mandino. Mas enfim, o importante é viver sempre como um bom  observador e criar ideias.

A sustentabilidade (que tem muita relação com o empreendedorismo nos novos tempos. Jovens adoram saber que o seu negócio beneficia o planeta e pessoas) está aí e, a partir dela, é possível criar ideias novas, ou aplicar ideias novas que apareceram em outro lugar. Foi o que aconteceu com os empreendedores Felipe Kurc e Thiago Von Gal. Na Alemanha, Thiago conheceu a Máquina de Venda Reversa (RVM). Funciona assim: O cliente que comprou uma garrafa de refrigerante, vai até uma dessas máquinas e leva apenas a embalagem, após o consumo. A máquina reconhece o resíduo que será armazenado e o cliente recebe um cupom, que pode ser tanto sinônimo de desconto, quanto pontos de fidelização, em geral.

Jovens empreendedores, temos pontos bacanas a serem destacados a vocês. Sabem por quê? São jovens, não têm grandes responsabilidades, pois muitos de vocês ainda moram com os pais e, se o negócio não flui nos dois primeiros anos, ainda é possível recomeçar, embora temos a certeza de que vocês conseguirão se dar muito bem no caminho que venham a trilhar.