Empreendedorismo sustentável, com liderança

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sábado, 7 de maio de 2011
Hoje, sabemos que vivemos uma era em que o patrão precisa ouvir os seus funcionários, que pertencem à geração y. Essa nova safra de profissionais, é do tipo faço do meu jeito, sem precisar de manual. Certamente, você que nos lê, neste momento, é da geração y.

Empreendedorismo sustentável corre nas veias dessa geração. Uma nova forma de olhar para o futuro não é continuar na mesma empresa pra sempre, mas, sim, montar o próprio negócio. Eis que surge a seguinte pergunta, aos jovens empreendedores: "Como vou motivar minha equipe quando eu abrir o meu negócio?" Agora, nós perguntamos: "O que nos motiva no trabalho?"


O bom motivador, é, também, um líder que ouve. Sim, isso mesmo. Ouve. E ouve mais os seus colaboradores do que fala. O motivador sabe, que, se as coisas não vão bem, a culpa não é da equipe, mas dele mesmo, afinal, para motivar é preciso estar motivado. Lembre-se, você não muda as pessoas, elas mudam a partir do que veem em você. Já dizia Ghandi: "Você não pode mudar as pessoas. Você deve ser as mudanças que deseja ver nelas." Isso é liderar na linha de frente. Liderar mostrando como é que você faz. Se te perguntam qual a importância de se vestir bem, de chegar sempre no horário certo, responda como é isso para você, e não como é para os seus colaboradores. Eles vão mudar tendo você como exemplo, essa é que é a verdade. Para eles se vestirem bem ou chegarem no horário, só depende de você, jovem empreendedor.

Mostrar aos funcionários que eles têm liberdade com você, para apontar qual a melhor forma de trabalhar, é um caminho interessante. Um líder sempre pergunta ao seu pessoal: "O que vocês mudariam aqui?" e os ouve para que sejam feitos acordos. Ou seja, um líder não controla o seu pessoal no lado sentimental, mas controla acordos, ideias que ambos constroem, seguido de aperto de mão.

Mostre sua liderança. Não existe simplesmente a ideia de liderança nata. Ela se aprende, pode apostar.

PS: Recomendamos a leitura de "100 maneiras de motivar as pessoas", de Steve Chandler e Scott Richardson (Editora Sextante), nossa base para esta matéria.