Negócios sustentáveis (Reflexão)

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 13 de maio de 2011
Empresas sustentáveis. Existem? A resposta é: Plenamente, não. Elas aplicam alguns elementos que as possibilitam divulgar um papel sustentável à sociedade. Estaríamos nós, caminhando para um futuro próximo, em que a sociedade esteja cercada de empresas sustentáveis? Antes de responder a esta questão, convido-os para uma reflexão, sobre o mestre Peter Drucker.

Empreendedores gostam de frases, costumeiramente inspiradoras. Temos, aqui, um apreço especial por Peter Drucker. Ele, num determinado momento de sua vida, disse: "A Inovação não é invenção, nem descoberta. Ela pode requerer qualquer das duas (e com frequência o faz). Mas o seu foco não é conhecimento, mas o desempenho. Numa empresa isto significa desempenho econômico. A inovação é aplicável à descoberta do potencial do negócio e à criação do futuro, mas sua primeira aplicação é como a estratégia, para tornar o dia de hoje plenamente eficaz e para levar a empresa existente para mais perto do ideal”.


Essa definição de Drucker, levada para os dias de hoje, em que a sustentabilidade é um tema muito frequente, faz com que pensemos que a sociedade quer uma vida melhor, a sociedade quer um futuro sustentável, então, estamos caminhando para isso, afinal, as empresas crescem acompanhando aquilo que querem as pessoas. A sustentabilidade traz esse potencial aos negócios, como defende Drucker. O mais paradoxal disso tudo, é que a aplicação da sustentabilidade, por si só, não é uma inovação, ela é uma nova tentativa comercial. Não podemos nos esquecer que Henry Ford e Thomas Edison
já tentaram comercializar o carro elétrico em meados do século passado. A citação de Peter Drucker parece interminável para nossas mentes, mas aí vem uma provável resposta, sobre estarmos ou não caminhando para um futuro em que haja muitas empresas sustentáveis. Se inovação é desempenho econômico e, hoje, uma empresa que defenda a sustentabilidade é, digamos, "mais querida" ou "mais fidelizadora" daquela que não é e, com isso consegue mais clientes, podemos dizer que o caminho é mesmo para a inovação, ou seja, acreditamos, sim, que muitas empresas sustentáveis sejam originadas ao nosso redor. Difícil dizer se serão puramente sustentáveis, mas com a "identidade sustentável", sim.