O desafio das empresas

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: quarta-feira, 27 de julho de 2011
Grandes centros urbanos apresentam, também, grande número de carros. As bicicletas surgem como uma das ideias sustentáveis para a sociedade. Mas será que ir trabalhar de bicicleta pode ser uma prática comum?

Uma pesquisa realizada pela Origens e Destinos, em São Paulo, aponta que em 10 anos, compreendidos entre 1997 a 2007, o deslocamento por intermédio de bicicletas tiveram aumento significativo de 135 mil para 335 mil. Os números podem ser considerados bons, mas ainda há muita gente com receio de sair por aí de bicicleta, acostumadas que são aos transportes ditos mais convencionais. Então, o que pode ser feito para que haja mais ciclistas por aí?

Antes de mais nada, a estrutura que um grande centro urbano dispõe para práticas ciclísticas é essencial para que se torne possível ações como essas.

As empresas precisam mostrar de maneira concreta os benefícios de se andar de bicicleta, a começar pelos seus próprios funcionários. Algumas empresas como Bradesco e Porto Seguro apoiam o uso da bicicleta, através de patrocínio de ciclofaixa e programas para educação do uso da bicicleta para crianças (Cidade Portinho Auto). Essas empresas mostram pioneirismo, mas ainda falta muito a fazer. É preciso maior comprometimento com o tema, e mais laços entre empresas e poder público. É preciso abraçar a causa, para que pessoas sigam o exemplo.

Há tempos, poderíamos falar em andar de bicicleta como um simples assunto de lazer ou esporte, porém, hoje, as proporções são outras. Trata-se de qualidade de ar, de vida e sustentabilidade. O ar em São Paulo não tem sido nada saudável, além de o trânsito ser, muitas vezes, bastante complicado.