Empreendedor, boa reunião

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: quarta-feira, 27 de abril de 2011
Você, jovem empreendedor (e você, que empreende há mais tempo) que busca a sustentabilidade nos negócios, sabe que numa negociação, deve-se negociar tudo. Aceitar tudo logo de cara seria negativo por dois motivos: Você estaria tenso e o outro negociador perceberia isso em seu rosto. Saber negociar envolve tempo, leitura, experiência e, mais do que tudo, prática.


Numa reunião de negócios, é importante saber o que o outro lado tem a oferecer. Pedindo pouco não se chega a lugar algum. Se quer ser bem pago pelo seu trabalho, ofereça um preço alto para que se chegue àquele valor que você quer. Muitos sabem disso, mas é sempre bom frisar, pois esta técnica pode ser mais difícil, de acordo com o relacionamento que você tenha com quem está a negociar contigo. E portanto, deve ser usada com cautela, na medida do possível.

Um bom empreendedor é também um bom negociador. Concorda? Então, ouça bastante. Quem fala muito, peca por não tomar nota do maior número de informações (preciosas) possíveis. Ouvir faz tão bem em uma reunião, que o laço entre você e o outro lado da mesa tornar-se-á mais estreito.

A sustentabilidade nos negócios depende muito de acordos feitos em salas de reunião. Lembrando que a própria intenção do negócio sustentável é promover riqueza entre as partes envolvidas. Então, bom "win-win" e boa reunião!