Empreendedor sustentável e as bases de um time

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 1 de julho de 2011
 Empreendedor sustentável, o seu time é composto por pessoas que precisam de você e você precisa deles. Um time é composto por confiança, conversas e harmonia. Mas como atingir esse tipo de coisa?

Para se ter harmonia é necessário, antes de mais nada, reconhecimento. Reconheça o que o seu time faz, dê suporte a ele. Elogie quando conseguirem bons resultados, mostre que tem tempo para ouvir seu time e ouça mais do que fale. Não levante a voz, isso desperta uma onda de ira e você não irá querer ser um coronel contemporâneo, não é mesmo, amigo empreendedor sustentável?!

Converse com seu time. Mostre que ali existem as pessoas mais importantes de sua vida. A opinião deles é tão importante quando a sua. Evite discordar antes da hora. Só o faça de vez em quando e se necessário. Não sempre. A conversa mostra muito de você. Seja em gestos, seja em olhares compreensivos e até no seu bom humor. O cooperador adora se sentir ouvido e importante. Por que ele é mesmo.

Confiança. Faça por seus funcionários, quando eles não conseguirem. Ali eles verão que existe um líder por perto que os abraça quando eles precisam. Você estende o braço para que eles não escorreguem do barco em dias de tempestade. E eles perceberão isso em você. Mas, importante: Não se sobrecarregue sem necessidade. Portanto, dê poder aos seus funcionários. Assim, eles saberão, que você confia neles e quem é que não realiza melhor suas atividades quando alguém deposita confiança? A maioria, pelo menos, certo? Então, o faça.

Jovem empreendedor, boa liderança. Seja amigo, e não carrasco, por que no fundo, sabemos que todos têm o lado "amigo e líder" aflorado.