Meritocracia na ExpoY

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: terça-feira, 19 de julho de 2011
 Amigos do Empreendedor sustentável, a meritocracia foi um dos assuntos discutidos, nesta última Segunda- Feira (18.07) na Expo Y, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O tema nos faz pensar em várias coisas interessantes. Entre elas: Nós nos colocamos no lugar do outro? Sabemos o que ele passa todos os dias, dentro da empresa? A meritocracia premia quem merece. É importante o líder ter altruísmo e se colocar no lugar dos outros, para que ele atenda seus colaboradores de forma motivadora e agradável.

A meritocracia é vista como um modelo a ser seguido, pois privilegia os bons profissionais, de modo a dar exemplo: Quem trabalha bem, é beneficiado. A meritocracia afasta atitudes erradas e evidencia apenas o que é bom para uma empresa e seus funcionários.

A sociedade americana tem os dois pés apoiados na meritocracia, enquanto que o Brasil ainda necessita se engajar no tema. Enquanto os americanos têm, em si, forças para as realizações da vida, o brasileiro faz com ares de "apesar das dificuldades...eu consegui". Ideias como essas também foram observadas na Expo Y, com abordagens "provocativas" para as mentes pensantes que por lá passavam.

Eventos como esses fazem os jovens empreendedores, futuros empreendedores e estudantes refletirem de forma inteligente e objetiva. Além disso, uma ideia bacana que fica é a de que essa é uma geração que se destaca na vida pelo talento e é isso o que cria as relações dentro de uma empresa, atualmente. Essa ideia, foi tecida por Eline Kullock, do grupo Foco. Ela é também uma expert quando o assunto é geração y.