Dicas de sustentabilidade no Natal

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
O Natal vem chegando e, com ele, vêm os presentes, a festa em casa e todo o "espírito natalino". É hora de todos curtirem a família, inclusive, é claro, os empreendedores. Mas para se manter sustentável, nesta época do ano, o que fazer? No artigo de hoje, levaremos algumas dicas para o seu Natal ser amigão do meio ambiente.

O que dar de presente?
Você certamente já ouviu a frase "o barato sai caro". Não é diferente na hora de procurar um presente que não cause impacto negativo ao meio ambiente. Opte por produtos que, além de durar mais, não emitam gases tóxicos. Use a criatividade: Por que não ir ao cinema, ou alugar um quarto num hotel sustentável. Isso também pode servir de presente, não é mesmo?

A ceia
Guardanapos de pano e copos de vidro são as melhores opções. Os guardanapos de papel geram muito lixo e requerem a derrubada de árvores, por conta da celulose que o compõe. Evite usar talheres, pratos e copos de plástico, pois, dessa forma, também, diminui-se a geração de lixo.

Compre localmente
Comprar localmente evita a utilização de combustíveis dos carros. Melhor para o ambiente e prático para o comprador. Claro, é importante que o Governo também estimule e facilite esse processo. Mas nós também já podemos fazer muito, através de pesquisa e criatividade.

A herança
Tudo o que se faz, vai ficar de herança para os nossos filhos ou netos. Cada presente que se compra ou cada acessório que se compra deve ter atenção especial. O ideal é aliar bom gosto e respeito ao meio ambiente.