Ganância é bom?

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
No filme "Wall Street - O dinheiro nunca dorme (2010)", o personagem vivido por Michael Douglas (Gordon Gekko) tem uma vida bastante agitada, logo após sair da prisão. Especulador financeiro que é, Gekko tem frases épicas e reflexivas. Uma delas é: "Greed is good"(Ganância é boa).


Em partes, podemos concordar com Gekko, já que até mesmo Gandhi disse que egoísmo deve ser usada de forma sábia. Ter mais para distribuir mais. Por que não?

A geração da riqueza e a distribuição da mesma, é uma forma sustentável de agir. Além disso, é uma forma de obter mais riqueza, ainda. No artigo "Práticas Sustentáveis", conversávamos sobre isso com vocês.

Será que Gekko concordaria com Eike Batista? O brasileiro mais rico diz que é muito chato ser rico sozinho. Provavelmente, Eike diria a Gekko que ser ganancioso é muito bom para sempre se sentir pronto para correr atrás de novas metas e objetivos e que ficar parado é muita chatice, afinal de contas o objetivo de Eike é ser o homem mais rico do mundo. Gekko diria que o jogo entre pessoas é melhor que dinheiro, assim como tempo. Eike, provavelmente concordaria que tempo é mais valioso que o dinheiro, mas muito provavelmente discordaria em fazer jogo com pessoas.

Eike e o personagem de Gekko deixam lições. Fato é:  Empresas que não investem em pessoas e no futuro do planeta, não terão chances. Perderá espaço quem não investir na sustentabilidade. São os próprios especialistas que vêm dizendo isso. Portanto, ser ganancioso sem compartilhar, é perda de tempo. Talvez Eike leve uma ligeira vantagem sobre Gekko. O que acham?

A ganância é boa, sim. A ganância nos move em busca de mais e mais, sem querer parar. Porém, compartilhar é uma forma de se obter mais e mais. Compartilhar é a melhor forma de se obter riqueza. Dar para receber. 

Esperamos ter desencadeado uma ótima reflexão na cabeça de vocês, amigos (e amigas) empreendedores (as).