Práticas sustentáveis

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Inserir práticas sustentáveis, traz vantagens comerciais e maior valor à imagem da empresa. Isso é o que acha grande parte dos empresários, de acordo com estudo realizado pela Amcham-SP. Caso contrário, os especialistas vêm dizendo que os empresários terão de se adaptar para o futuro breve, pois sem práticas sustentáveis, perderão espaço e a imagem não será a mesma.

Nem todas as empresas integraram sustentabilidade aos seus negócios, mas não dá para negar a importância desta integração. Exemplo disso é o setor de turismo. Muitos donos desse tipo de empreendimento estão adotando práticas sustentáveis, pois a chegada da Copa de 2014 traz um sinalizador: Os estrangeiros preferem estadias que respeitam o meio ambiente. Ninguém quer perder o cliente que vem de fora do país, certo? Mais um ponto que ressalta o valor comercial das práticas sustentáveis.



Sabemos que não quer problemas com  seu empreendimento, para isso, todo cuidado é pouco.

Agora, é claro, há que se tomar cuidado com propaganda enganosa, ainda citando o setor de turismo, como exemplo. Algumas práticas sustentáveis não querem dizer que sua empresa é sustentável. O melhor a se fazer é deixar que os próprios clientes entitulem sua empresa dessa forma. Entenda mais em "O Conar cria normas éticas para apelos de sustentabilidade na publicidade".


Mas o que é preciso fazer antes de oferecer práticas sustentáveis?


Os seus clientes precisam estar esclarecidos sobre o que a sua empresa oferece. Para isso, os funcionários devem estar envolvidos e estarem preparados para eventuais esclarecimentos. Usa-se muito o termo "engajar colaboradores". Envolvendo os funcionários, envolve-se, também os próprios clientes. Sustentabilidade deve não apenas trazer qualidade aos clientes, mas também inspirá-los, trazer importância. As mudanças ocorrem de dentro para fora. É preciso informar e sensibilizar o colaborador, para que ele se envolva gradativamente, como diz Christel Scolten, responsável de desenvolvimento sustentável do Banco Real (de 2004 a 2009).



Fontes:
http://www.amcham.com.br/regionais/amcham-sao-paulo/noticias/2011/empresas-devem-ser-mais-ecoeficientes-eticas-e-socialmente-responsaveis/?searchterm=sustent%C3%A1veis
          
 http://ecohospedagem.com/


Vamos conversar mais, no Twitter? @Emp_Sustentavel  ;)