O papel de líder

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Era uma vez um líder. Ele era aclamado em sua empresa. Todos gostavam dele, era um sujeito altamente respeitado. Todos entendiam os objetivos dele e seguiam o que ele dizia. A empresa dava-lhe estutura, instrumentos para trabalhar. Era um líder feliz.

O líder de verdade aceita desafios e não foi diferente com o personagem principal de nossa história. Ele recebeu o convite de uma outra empresa, que estava passando por uma situação bastante difícil no mercado, mas aceitou. Não foi fácil. Ele simplesmente não se adaptou ao local, a empresa não lhe fornecia as ferramentas necessárias para que ele desempenhasse seu papel de... Líder.

Com o tempo, o líder já não era mais o líder daquela empresa. E sabem por quê? Por que ele não conseguia pôr o seu trabalho em prática. Percebe, caro leitor, como um líder sozinho não ganha o jogo? É preciso estrutura.

Dia desses, peguei-me a ler uma história de Bernardinho, técnico de vôlei, ainda em seu início de carreira, quando ele foi chamado a treinar um time feminino da Itália. Time esse que estava mal das mãos. Estava para ser rebaixado do campeonato, quando Bernardo chegou. O time estava mal, mas o time queria vencer. As jogadoras eram raçudas. Há até uma passagem do livro Transformando Suor em Ouro em que ele, Bernardo, cita uma jogadora que mesmo mal, esforçava-se, dava o máximo de si nos treinos. Ela seria a grande líder do time. Sabem o que aconteceu? Eles saíram da zona perigosa no campeonato e a equipe, futuramente, daria a volta por cima. Aqui aconteceu o seguinte: Ele não tinha uma estrutura 5 estrelas, mas tinha o suficiente para colocar seu trabalho em prática.

Percebem?

FONTE: Transformando suor em ouro (Editora Sextante)