Como nasce uma empresa?

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
O sonho de milhares de brasileiros é ter próprio negócio, tornar-se um empreendedor. Independência financeira é, não só, sinônimo de conforto, mas realização.


É preciso ter uma grande ideia
O mercado está cheio de oportunidades. Conhecê-lo é fundamental. Se você tem uma grande ideia, analise a sua aplicação no mercado. Exemplo disso é o empreendedor baiano que lançou no mercado o acarajé congelado, haja vista que uma grande quantidade de turistas adoraria levar para a cidade natal, a famosa iguaria. Sem o processo de congelamento, o acarajé não chegaria em estado adequado quando o turista retornasse de sua viagem. A ideia é simples, porém sensacional.


É preciso acreditar
Hoje, a maioria dos empreendedores arriscava-se a entrar no mercado com uma ideia que julgavam ideal, porém sem estudar bem o mercado e sem se planejar. Resultado: Acabavam se dando mal e o negócio morrendo na praia, como se costuma dizer. Hoje, mais de 70% dos novos negócios dão certo. E por que o seu não daria? Seguindo a cartilha do planejamento e com uma grande ideia, seu sonho pode se tornar realidade.


Nunca pare de aprender
Mesmo antes de abrir seu novo negócio, aprenda com o passado e enxergue as oportunidades do presente.

Aprender é saber ouvir e quem sabe ouvir, tem mais chances de chegar onde se quer. Nunca pare de conhecer seus concorrentes e nunca pare de criar novas formas de atuar no mercado.

Um dia, a Intel viu um grupo de japoneses tomarem conta de seu mercado de chips. Foi uma desagradável surpresa, mas ela não parou e investiu nos microprocessadores, que virou marca registrada da empresa. Nunca pare.