Empreender é ser claro

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
"Confie em mim. Vai dar tudo certo." Você pode acreditar nessa frase, mas se o autor dela não ser uma pessoa clara fica difícil, não é verdade? Pois bem, a clareza é saudável não só na vida cotidiana mas na vida profissional. Empreendedores devem saber muito bem disso. Quem empreende jogando a sujeira para debaixo do tapete, certamente está fazendo algo de errado.



Mas, afinal, o que gera confiança?

Colaboradores creditam confiança quando o dono do negócio passa todo o feedback necessário, não só sobre a tarefa que diz respeito a funcionário x, mas a tudo o que anda ocorrendo na empresa. Sem feedback surge algo terrível que é a desconfiança. Portanto, empreendedor, sempre que possível, municie seus colaboradores de informações. Além da confiança, eles poderão lançar ideias sobre o que pode ser feito.


Metas e acordos

Estipule metas para cada colaborador. Isso não só será positivo para ele saber onde ele tem que chegar como também para que ele saiba que tem alguém que o guia e que o entende. Para entender, claro é preciso estabelecer conversas e acordos. Os acordos substitui a carga pesada da obrigação. Obrigar alguém a fazer uma tarefa é um péssimo caminho. Acordos são saudáveis pois além de estimular cria um ambiente até mesmo amigável. Fora que é muito mais leve.


Produtos sustentáveis

Agora, sobre o mercado, o público consumidor vem atribuindo bastante confiança em produtos sustentáveis. As pessoas vêm se atentando mais aos selos de sustentabilidade e ao que não prejudica o planeta em que vivemos. Isso faz com que os produtos sustentáveis gerem maior confiança, atingindo o coração e a mente dos consumidores.