Profissionais bem alocados

Postado por Empreendorismo Sustentavel | Data: sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Empreendedor, certamente como a maioria dos brasileiros você deve apreciar muito pelo bom futebol, não é mesmo? Dizem que se o técnico coloca os jogadores certos nas posições certas o time pode aproveitar melhor tudo o que tem. Acredite, não é diferente em sua empresa.

Numa empresa, um funcionário bom pode se transformar em ótimo. Um funcionário regular dificilmente se tornará ótimo. Para ambos os casos, deve-se atribuir aos profissionais funções nas quais eles possam render dando o máximo de si. O funcionário bom pode ser ótimo talvez na mesma função, bastando apenas um pouco mais de motivação e acordos. O funcionário regular merece atenção especial. Será que ele está na função condizente ao seu melhor desempenho? Questione isso, tentando olhar para os pontos fortes de seus colaboradores.

Se você, caro empreendedor, ainda está contratando, lembre-se, contratar pessoas até melhor do que você deve ser uma prioridade. Criar líderes é uma das melhores coisas que um líder (no caso você) pode fazer.

Assim como um técnico de futebol, seu time não pode se acomodar nas vitórias. Aliás, Bernardinho, o técnico de vôlei que tanto ensina, diz que tem receio das vitórias pois elas podem acomodar, mesmo. Bernardo pega muito no pé de sua equipe mesmo nos momentos de brilho. Não é à toa que é o vencedor que é. Imagine você, empreendedor, descobrindo junto aos gestores formas incríveis de conseguir lucros. Maravilha! Mas aí mora um perigo: O que é lucro hoje, pode ser ultrapassado, amanhã. Portanto, se tiver que deixar de lado uma estratégia que lhe renda algum lucro em troca de olhar para frente, faça isso, pois prospera, literalmente, quem olha além do interior da empresa e olha o mercado e sua situação.

Não tenha receio de fazer previsões. Peter Drucker, o guru da administração, que ensina demais, também (muito mesmo) diz que se deve olhar para o mercado e imaginar como será daqui a 5 anos. Certamente, a Intel não fez isso ao perder o mercado de chips para japoneses. Neste caso, a Intel conseguiu dar a volta por cima, investindo muito de seus esforços em processadores. E sabe o que a Intel fez para que se desse bem com os processadores? Descartou os chips. Isso mesmo. Se nos permitem, voltemos novamente à comparação esportiva: Se um time de futebol está ganhando muitas partidas e o técnico acomoda, esse é o tempo necessário para que os outros times detectem cada movimento do time vencedor e, lá na frente, aprontem para cima, surpreendendo esse mesmo time a ser batido. A questão é simples. O time que só ganha e não muda, além de se tornar visado, torna-se previsível.

Portanto, empreendedor, saiba liderar e organizar bem o seu time, pois no jogo do mercado, sai ganhando quem, de fato, atualiza-se o tempo todo.